ZTD – Por uma vida mais Zen

Já faz um tempo que leio e testo novas formas de aumentar a produtividade, já falei sobre isso aqui no blog, tenho livros de GTD, diversos artigos de GTD, tríade do tempo, técnicas aplicadas à vida analógica e vida digital, técnica de pomodoros, monotarefa, dá quase pra escrever um dicionário de termos sobre produtividade só com as diversas técnicas sem falar uma vírgula sobre cada uma. 
Mas há alguns meses me deparei com a técnica de ZTD e lógico que eu tinha que ver como funcionava. A técnica é focada principalmente em Fazer, sem perder muito tempo com planejamento ou aprendendo um sistema. E em trabalhar 10 hábitos para que você alcance as metas e se organize.

Ele pegou o GTD e simplificou, sem estresse, faça uma coisa por vez não se prenda há duas dúzias de ferramentas e técnicas, faça pouco, mas faça bem feito. O negócio é tão legal que o autor disponibiliza o livro gratuitamente e sem copyright o que permitiu que o Lucas Teixeira fizesse uma versão do Zen To Done em português, e deixasse online e gratuito também.

Depois que comecei a ler percebi que estava tentando ir contra os meus instintos, eu sou um cara muito mais próximo do Zen, mas com muitos maus hábitos que atrapalham a organização e até a utilização de sistemas de produtividade.

Essa vai ser minha experiência de 2012, usar e adaptar as técnicas do ZTD, como eu já fazia com tantas outras, mas essa parece ser bem mais legal (ok, todas parecem no começo). 

Outra coisa legal é que pretendo exercitar meu inglês, então vou aproveitar que ele é um cara legal, e tem um blog que não usa copyright, para traduzir alguns textos e colocar por aqui, talvez até com comentários de como esteja aplicando. Os textos vão ser da tradução livre do meu inglês torto, mas acho legal espalhar ideias dos outros para quem não lê nada em inglês.

O primeiro post dessa brincadeira vai ser sobre metas de ano novo, que até o ano passado eu atualizava aqui no blog para tentar cumprir as promessas de ano novo. Também pretendo espalhar mais experiências pessoais com as técnicas e ferramentas que estou usando. Mas isso não são promessas como logo vocês vão descobrir.
  • http://www.gerentebeminformado.blogspot.com.br Rodrigo Vital

    Fiz um vídeo sobre o tema, está explicando um pouco mais alguns pontos sobre ZTD, acho que vale a pena. Está no youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=dIJyYnn8Q2s

  • http://www.wilsonsantos.net Wilson Santos

    Bem legal o vídeo do Rodrigo Vital para quem está querendo começar no ZTD.