Think Different – A cabeça de Steve Jobs.

Pense diferente é o lema da empresa Apple criada e atualmente conduzida por uma das mentes mais brilhantes e polemicas da historia da informática, Steve Jobs. Para muitos um Gênio da informática, marketing e design, para outros apenas um patrão maníaco, autoritário e egocêntrico.

O livro “A cabeça de Steve Jobs” de Leander kahney não é uma biografia sobre o líder da Apple, mas sim uma analise de como ele pensa, avaliando a Apple e determinados momentos de sua vida.

Há muito eu queria ler algo sobre ele, desde que entrei para o mundo da informática me deparei com quatro gênios, Steve Wozniak, Steve Jobs, Paul Allen e Bill Gates, os quatro são diretamente responsáveis por termos um computador em casa, no colo e na palma das mãos.

Nas próximas linhas destaquei alguns pontos que o livro aborda em detalhes, mas prometo que não tem spoiler e para saber o meu nível de parcialidade na guerra de xiitas Apple X Microsoft X Linux, eu tenho um PC rodando Windows 7 desde o beta, um laptop rodando o Ubuntu e um Ipod Touch.

Quem é Steve Jobs?

Jobs é considerado um cara perfeccionista, do tipo que joga tudo no lixo porque uma borda não está perfeita, controlador, gosta de saber cada passo, cada parafuso diferente que colocam no projeto e extremamente obcecado por um design lindo e simples.

Jobs respira marketing, ele sabe vender o que cria, o famoso “Campo de distorção da realidade” que convence a todos de que necessitam de cada novo produto da Maçã e a maneira como esconde um novo produto ou modelo de negocio, alimentam uma industria de rumores que fortalece o desejo de todos em saber qual a próxima novidade.

[O polemico comercial da Apple que usa figuras importantes da historia para mostrar que a Apple não é igual as outras]

A experiência dos produtos Apple.

Jobs sempre está a frente dos outros e a Apple define tendências:

ancien-imacUm dos computadores que mais cobicei na vida, foram os Macs coloridos, ainda na era dos monitores de tubo ele surpreendia por ser um tudo em um, abortar o uso de disquetes priorizado a evolução para os CDs e com traseiras coloridas com uma aparência mais alegre para o mundo dos bits.

 

O Ipod o produto que trouxe a Apple do buraco depois de anos sem Steve Jobs, acompanhando o progresso do mp3 e do compartilhamento de musicas.

O Iphone que apesar de não ser perfeito causou outra revolução aos smartphones.

Mais recentemente o barulho em torno de uma tablet, o Ipad no mercado em breve.

E podemos incluir diversos outros produtos aí: Mouse, Interface Gráfica, Mac OS X, Itunes, Apple TV, Time Machine, Ipod Touch, as lojas diferenciadas e o conceito de hub digital onde tudo se integra com facilidade plug and play.

Os produtos da Apple tem como objetivo a experiência do usuário, tudo deve ser bem simples, a prova de usuários e lindos.

[Comercial do 1º Ipod – Não detalha as funções do aparelho, mas a ideia de carregar suas musicas com você]

A vida de Steve Jobs

O livro aborda pequenos trechos da vida pessoal de Jobs, A demissão da empresa que ele criou, A criação de um dos estúdios de animação mais bem sucedidos, a Pixar, e sua luta contra o Câncer.

Mas o livro foca na vida de Steve dentro da Apple, o relacionamento com seus produtos, subordinados e amigos.

Um resumo rápido da vida de Jobs é o discurso na Universidade de Stanford, onde ele falou aos formandos sobre sua trajetória de vida, que envolvia ser adotado por uma família de classe media, largar a faculdade e enfrentar a morte, e durante tudo isso criar uma das maiores empresas do mundo.

Fracassos

Muitas vezes esquecem de contar que os grandes gênios também erram, mas são justamente os erros que elevam eles ao status de gênios.

O livro dá uma pincelada sobre quais foram os grandes erros que Jobs cometeu no comando da Apple.

Apple sem Steve Jobs

Quando eu comecei a ver o sucesso da Apple dos últimos tempos, como a empresa se recuperou e voltou ao topo, com o retorno de seu criador sempre me despertou uma duvida, Steve não é imortal, um dia ele não poderá mais comandar a empresa e o resultado será o mesmo de quando foi demitido?

O autor dedica um capitulo a esse tema que eu achei bem interessante e plausível, mas fato é que não importa quais medidas sejam tomadas, Apple jamais será a mesma sem o seu criador.

Por tudo que o livro trata da vida desse gênio da informatica e do marketing, A cabeça de Steve Jobs, é uma leitura mais do que recomendada para aqueles que desejam saber da historia da informática, sobre marketing e empreendedorismo.

  • @marinnoarthur

    TIO STEVE TIO STEVE!!! 😀 Ooootimo resumo do Jobs! aabraaacos

  • http://www.wilsonsantos.net Will Santos

    Opa, valeu @marinnoarthur, mesmo sendo um comentário tendencioso de um Apple Fan Boy XDXD, brincadeira, ou não.
    .-= Conheça o artigo Lições de 2009 – de volta ao mundo Real. escrito por Will Santos. =-.