Steve Jobs, Inovação é seu nome

 

Quando se fala em tecnologia, inovação e design nos dias de hoje, geralmente falamos dele, Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs.

Nascido em 1955, filho adotivo de um casal sem formação acadêmica, Steve abandonou a faculdade e começou na garagem de casa uma das mais fascinantes empresas de tecnologia do mundo: a Apple.

Jobs não era o cara que ficava montando as máquinas, mas sim quem dizia como vender algo que ninguém pensava em comprar. Afinal, naquela época, os computadores eram grandes propriedades de empresas e ninguém imaginava ter um na sala de casa.

Foi principalmente o sonho de Jobs de colocar um computador em cada lar que mudou a história da computação e o transformou em um dos homens mais ricos do mundo.

“Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim. Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande, isso é o que mais importa para mim.” (Steve Jobs)

Administrador

“Você quer vender água com açúcar o resto da vida, ou quer mudar o mundo?” (Steve Jobs para o CEO da Pepsi)

O seu modo de administrar a empresa é focado em encontrar a mais simples, funcional e bela solução para os consumidores, com o conceito de que “menos é mais”. Muitas vezes o sucesso de seus produtos vem de retirar funções que os concorrentes colocariam.

Seu sucesso empresarial é marcado por controvérsias causadas pelo seu temperamento, ou as disputas internas entre equipes de desenvolvimento de novos e velhos produtos. Jobs não é engenheiro de computadores, não é publicitário e tão pouco designer, mas exige perfeição e contrata só os melhores de cada área para trabalhar com ele.

A Apple não sobreviveria sem a linha dura e o conceito de “menos é mais” que Steve coloca em seus produtos.

O Renascimento

E isso já foi posto à prova, quando ele foi demitido da própria empresa e a Apple começou a amargar um grave declínio, até que ele voltasse para colocá-la à frente do mundo novamente.

Segundo Jobs, esse foi um dos momentos mais importantes de sua vida, que o fez perceber que realmente amava o que fazia e que poderia recomeçar do zero. Esse recomeço de Jobs fora da Apple nos presenteou com uma das animações mais marcantes do cinema: Toy Story.

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”. (Steve Jobs)

O show de Jobs

Todos os anos, jornalistas de tecnologia e entusiastas param para ver uma apresentação de Jobs, um novo produto ou um novo serviço. Tudo é cercado de muito mistério e muitos rumores que vão alimentando a imaginação de todos por semanas, até que Jobs sobe no palco.

Suas apresentações são minuciosamente preparadas. Tudo tem que estar no lugar certo: a iluminação, a trilha certa e absolutamente a melhor forma de apresentar o novo produto.

Por muitas vezes, Jobs ignora os pedidos e rumores e lança um produto simples com um design encantador ou um recurso simples que a concorrência já tinha, e das duas maneiras Jobs arranca aplausos da platéia.

“Se hoje fosse o último dia de minha vida, eu iria querer fazer o que estou prestes a fazer hoje?” (Steve Jobs)

Lições para empreendedores

Não importa o seu tamanho, Jobs traz grandes lições para a sua empresa:

  • Controlador: Jobs sabe tudo que acontece com seus produtos.
  • Saber delegar: Jobs não é um gênio em tudo, ele contrata os melhores.
  • Apresentação: Jobs cria todo o ambiente para mostrar o seu produto e sabe melhor do que ninguém quais são as funções e quais interessam mostrar naquele momento.
  • Cuidado com o produto: Jobs quer perfeição até nas embalagens. O cliente não pode se chatear em nenhum momento da experiência do produto.
  • Funções: foco no que o cliente precisa e não no que ele quer.
  • Objetivo maior do que dinheiro: Jobs dedica todas as suas energias para fazer uma marca no universo.

“Um grande carpinteiro não vai usar madeira ordinária para a parte de trás de um armário, ainda que ninguém a veja.”

One more thing…

Como brinde, deixo vocês com este vídeo onde o próprio Jobs resume sua vida. Há muitas lições na vida deste grande administrador.

  • http://www.emmecouros.blogspot.com jackson

    este é o cara… sua trajetória já diz porque ele é o homem mais focado e determinado para grandes tecnologias…

    • Ailton Santos

      Verdade!
      Obrigado, por comentar.

  • Paulo Eduardo Pinto Costa

    Deus um fez para nós e depois uo levou para Ele !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Acho que ele estava fazendo o Mundo saber demais??????????????/

  • Pingback: Steve Jobs, Inovação é seu nome - PHX criação de sites()