Sem metas nesse ano novo – Zenhabits

Essa é uma tradução livre com meu inglês e português tortos, de um artigo escrito por Jeff Goins para o Zenhabits.

Neste novo ano, faça algo diferente: pare com as resoluções de ano novo.

Se a definição de insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes, então fazer resoluções mais outro ano é a forma mais segura de enlouquecer. Eu fiz isso por anos e não obtive nenhum resultado.

Resoluções são quimeras e metas são perdas de tempo. Elas são criadas para lhe fazer crer que tudo o que precisa para mudar de vida é um Plano.

Mas planos não funcionam. A vida é ocupada e caótica demais. Para a maioria de nós é impossível manter uma lista de metas por muito mais que algumas semanas, muito menos por um ano inteiro.

Então como mudar sua vida? Controlando o que você pode: seus hábitos diários.

A Inutilidade dos Planos

A maioria das coisas boas da vida acontece sem um plano: amizades, paixões, encontrar um emprego e assim por diante. Então, se você quer fazer o ano novo valer a pena, não trace metas, mas deixe espaços em sua vida para o que realmente importa.

Foi assim que eu fui capaz de entrar em forma, começar um blog, treinei para a meia maratona, fechei um acordo para meu livro e mantive meu dia de trabalho em ordem esse ano. Tudo isso enquanto amava cada minuto do que fazia.

A maioria dos sistemas de produtividade foca em começar “esvaziando a mente” e traçando tarefas para chegar onde quer. Muitos se baseiam na suposição de que, para se obter o que você quer depois, você precisa desistir do que quer agora. Você trabalha duro no planejamento, suporta a dor e no fim vence.

Mas esse não é o único caminho a seguir.

Acabei de concluir um dos melhores anos da minha vida, e a maioria das coisas foi totalmente não planejada. Como fiz isso? Criando novas disciplinas que eu realmente adoro fazer. Eu não estava apenas focado nos resultados finais; Eu também estava me divertindo durante todo o processo.

Este é o segredo para uma vida saudável, produtiva e para causar impacto no mundo. Crie hábitos bons e sustentáveis que você goste e irá acabar tendo uma vida de que possa se orgulhar.

Em vez de metas

Existe uma alternativa para traçar metas que irá deixar você mais próximo das coisas que deseja para a vida. Foque em algumas práticas que você irá gostar de fazer regularmente. O truque aqui é a consistência. Estas quatro me ajudaram:

Acorde cedo

Quando o mundo acorda, as distrações são abundantes. Se você vai se concentrar em uma nova vida para si, precisará encontrar o tempo. A melhor forma de fazer isso é trabalhando enquanto os outros dormem. No princípio, eu não gostava de acordar antes do sol, mas eventualmente meu corpo se adaptou e passei a ficar ansioso pelo período de solitude.

Sobrecarregue-se

O adágio “prometa menos, entregue mais” é uma farsa. Isto apenas propaga o Status quo. As pessoas que realmente fazem a diferença se pressionam até os limites. Eles testam, provocam e cutucam até sair algo. 

Você pode fazer isso, também, dizendo sim para coisas fora da sua zona de conforto. Você pode se surpreender quando descobrir o que é realmente capaz de fazer. Sua confiança também irá aumentar.

Fale com estranhos

Relacionamentos são o que você faz com o mundo ao seu redor. Isto é verdade para a sua carreira, bem estar pessoal e para sua vida interior. Quando você conhece novas pessoas, você faz conexões que levam a todos os tipos de avanços no futuro. Mesmo que esteja desconfortável, apresente-se a novas pessoas. O pior que podem dizer é “Não” e, felizmente, muitos não irão recusar.

Pratique a generosidade

Doe seu tempo, dinheiro, serviços e ideias. Quando você faz isso, você recebe muito mais do que está dando. As pessoas vão confiar em você e, se você realmente ajudá-las, contarão para as outras pessoas sobre você. Isto construirá sua reputação e você terá mais amigos do que sabe lidar.

É como diz o ditado “Tudo o que você faz, um dia volta para você”.

Depois de um ano desenvolvendo esses hábitos, terminei com uma vida que jamais imaginei ou planejei e eu me diverti muito fazendo isso. Então farei tudo novamente, sem definir uma única meta.

O melhor ano de sua vida está ao alcance se estiver disposto a abandonar a loucura dos planos e focar em criar novos hábitos. O primeiro passo é começar. 

 

Artigo original: How to Have the Best Year of Your Life (without Setting a Single Goal)

Blog do autor Jeff Goins, Goins Writer.