O que é Permalink? Qual o Melhor?

É simplesmente o endereço de cada post, seu blog tem um endereço e cada artigo também tem seu endereço próprio, assim as pessoas podem chegar diretamente a um artigo, seja por indicação ou por pesquisas no Google.

Existem muitos formatos de links permanentes, dependendo do sistema que você utiliza para blogar ele pode ser configurado da sua maneira e em outros casos como para os usuários do google, você deve aceitar o formato padrão e não pode alterar.

Exemplos de Permalink

Padrão do Blogger, usa a data (mês/ano) + o titulo do post:

www.wilsonsantos.net/01/2010/titulo-do-post.html

Padrão do wordpress, usa codigo php + id do post:

www.wilsonsantos.net/?p=33

Categoria + titulo do post:

www.wilsonsantos.net/categoria/titulo-do-post.html

Apenas o titulo do post:

www.wilsonsantos.net/titulo-do-post.html

Qual o melhor formato de Permalink?

Vamos tentar responder essa pergunta pensando nas 3 regras do desenvolvimento de blog.

Padrão do WordPress

Com base na experiência de uso do visitante já podemos descartar o  “?p=33” isso não ajuda em nada o usuário e não é fácil de identificar sobre o que o artigo fala, antes de clicar no link.

Data, padrão do Blogger

Eu já li muito a respeito de que o Google não gosta que você use data, o que me faz pensar no porque o Blogger usa, mas eu pessoalmente acho que em nada ajuda o usuário, afinal eu não conheço ninguém que navega por arquivos.

Agora chegamos aos dois formatos mais legais:

Só o titulo do post

Direto ao ponto, apenas o título, nada de endereços gigantes. Esse é o formato que eu utilizo aqui, no caso desse blog eu ainda dei uma falsificada na url para colocar o “.html”. Não muda em nada, mas torna a pagina mais familiar terminando em “html”.

Categoria + titulo do post

Esse é o melhor tanto pro Google quanto para o usuário, a categoria serve de palavra chave para o Google.

E também o usuário pode encontrar outros artigos semelhantes apagando o titulo e acessando diretamente a categoria. É claro que nesse caso não estamos falando de usuários novatos, mas para atingir esses é necessário estar bem no Google.

Alguns Alertas:

Defina o Permalink logo no inicio do seu blog, mudar tudo depois fica muito complicado.

Cuidado com o “Categoria + Post”, por motivos óbvios você deve ter certeza da categoria em que seu post se enquadra, depois de publicado se você mudar a categoria também mudará o endereço do artigo e aí o Google não vai mais achar, quem favoritou não terá mais e qualquer pessoa que tenha feito um link para o seu blog também não, ou seja, uma grande confusão.

Minhas Opções

Aqui no meu blog pessoal a opção foi por um simples motivo, eu gosto de mudar muitas coisas sempre, então as categorias podem mudar a qualquer momento sem quebrar os links.

Já no Cansei de Ser Loser tem dois detalhes que influenciam a url ser no formato data:

  1. O blog nasceu no Blogger e ficou lá quase um ano, então quando mudamos para uma casa própria precisava jogar no jogo do Google para o redirecionamento funcionar.
  2. Outro ponto principal, eu não tinha tanto conhecimento sobre a construção das urls como tenho hoje, e mudar todas as urls agora seria muito arriscado.

Existem sim maneiras de contornar esses problemas, caso você já tenha iniciado ou se pensou melhor aquela categoria, mas esse é um assunto nível 2, então fica para um próximo post.

  • http://www.blognacional.com/ blog nacional

    ótima a forma como simplifico a explicação, e foi direto ao ponto…. a galera explica uma tonelada para no fim entendermos uma grama! parabéns!

  • http://www.wilsonsantos.net Wilson Santos

    Obrigado pelo elogio, fico feliz, meu objetivo é sempre simplificar ao máximo sem deixar de passar uma boa informação.

    • ilda vilela

      ensinar é uma arte!talvez a 1ª maravilha! admito que vc possui esta arte de ensinar.é bastante prático e didático.sou professora e tb procuro simplificar bastante as coisas p meus alunos.imagine ensinar a disc. de portugues!no final,todos acabem amando e achando super fácil:superrecomendandokkkkkkk abs.PARABÉNS

      • Wilson Santos

        Obrigado pelos elogios Ilda, sempre me esforço para tentar explicar coisas muito técnicas de uma maneira mais humana.

  • http://www.ultraimpactodownloads.com/ Tacito

    Como faço para tirar a data das URL do meu blog, para ficar igual ao seu, como vc descreveu no artigo, só o título do post?

  • http://www.wilsonsantos.net Wilson Santos

    Tacito, como você utiliza o Blogger para gerenciar o seu blog infelizmente essa alteração não é possível, o Blogger ainda não disponibiliza a opção de mudar as urls, é umas das desvantagens de um sistema gratuito, temos que aceitar as regras deles.

  • Pingback: Categorias X Tags qual usar? - Wilson Santos()