Metas de ano novo: Vencendo vícios

Uma das metas mais recorrentes na nossa vida é vencer aquele velho vício, geralmente as pessoas a cada novo ano prometem parar com aquele vicio chato.

Essa técnica serve para vencer pequenos vícios como por exemplo:

  • Comprar por impulso;
  • Parar de comer chocolates todos os dias;
  • Almoçar na hora correta;
  • Trabalhar apenas nas horas de trabalho;
  • E muitas outras que não dependem de auxílio médico.

Como vencer o vício?

O primeiro passo é escolher UM e apenas UM vício por vez, nunca faça mais de uma coisa por vez, vencer um vício não é uma coisa simples para o cérebro e querer atacar tudo de uma vez fará você desistir de todos muito rápido.

Defina então o que você vai fazer para chegar a esse objetivo:

  • Criar lista de compras, antes de sair de casa.
  • Não comer chocolates ou derivados de nenhuma forma;
  • Preparar, comprar ou se planejar para que a comida esteja no prato às 12h em ponto.
  • Programar o alarme e fechar tudo relacionado a trabalho exatamente às 17h;

Use sua criatividade, o importante aqui é não escolher algo muito fácil que gere a ilusão de que você está indo muito bem. Não diga que quer correr a maratona e fique feliz porque já consegue correr da sala para o banheiro antes que o comercial acabe.

A regra dos 21 dias

Eu peguei como base 21 dias de “treinamento” a partir de algumas tentativas e pesquisas.

Você deve repetir a ação escolhida no item anterior durante todos os 21 dias sem exceção.

Caso você quebre essa corrente de 21 dias, deve começar do zero não importa se estava no dia 5 ou 20, você precisa chegar a 21 dias exatamente.

Dificuldades para seguir com o planejado

Cada dia é uma vitória e cada dia se torna mais difícil manter o prometido.

Você vai querer desistir no terceiro dia, no décimo, e quanto mais próximo da data limite mais você será “tentado” a desistir, pois seu cérebro já está acostumado a ter aquele prazer e quando você diz não para ele isso é interpretado como algo fora do comum.

Você não vai conseguir de primeira!

Não estou tentando fazer com que desista antes de começar e nem digo que é impossível conseguir de primeira, mas a maioria das pessoas começará o processo mais de uma vez antes de acertar, o importante é não desistir, se errou recomece e se esforce ainda mais.

Essa técnica serve para pequenos vícios, problemas grandes dependem muito do aspecto psicológico e químico envolvido e para tanto necessita de acompanhamento médico especializado.

Ferramentas auxiliares

Utilize uma marcação visual, pode ser um calendário aonde você vai riscando os dias até o dia final dos 21 dias.

O importante aqui é que o calendário seja de fácil acesso para anotar o progresso, mas que não fique sempre visível, porque olhar quantos dias ainda faltam aumenta ansiedade e a vontade de quebrar as regras.

Na internet existe o site http://dontbreakthechain.com/ é um site bem simples que apresenta um calendário e com o clique do mouse você marca um “X” no dia em que está.

dontbreakthechain-ferramentas-metas

Site – dontbreakthechain.com

Para Iphone, Ipod Touch ou Ipad existe um aplicativo bem semelhante ao calendário do sistema, onde você vai marcando o “X” nos dias.

dontbreakthechain-ferramentas-metas-iphoneDownload na Itunes Store

 

E para Android eu encontrei um aplicativo bacana que é o Habit Streak, ele não tem o visual de um calendário, ele funciona com o cadastro de uma pergunta:

  • Eu sai do trabalho às 17h?
  • Almocei direito hoje?

Então sempre que você acessa o programa ele lhe pergunta se no dia anterior você cumpriu seu objetivo, se a resposta for negativa ele zera o contador, mas mantem um histórico de quantos dias você já conseguiu fazer na sequência.

 

habit-streak-ferramentas-metas-androidDownload na Play Store

 

No final só depende de você

Eu sei que é clichê, que parece conselho de auto-ajuda, mas não tem como pular essa parte a sua FORÇA DE VONTADE é fundamental, sempre que o diabinho do ombro falar para você desistir dê uns tapas nele.

Não quebre as regras dizendo “ninguém vai saber” ou “só falhei um dia, não faz mal pular”, esse compromisso é com você e com mais ninguém.

Após 21 dias

Parabéns você conseguiu! depois de tanto sacrifício você não estará mais necessitado, ok não é bem verdade.

No 22º dia você vai estar louco já, relaxe, mas não exagere, aproveite esse dia para comer UM POUCO de chocolate, ou fazer uma comprinha.

Depois da folga comece um novo ciclo de 21 dias, dessa vez não precisa ser tão rigoroso, falhar um dia tudo bem, se falhar três dias consecutivos e perceber que está sendo dominado comece desde o início os 21 dias sem pular nenhum até que seu cérebro se acostume.

Depois de exercitar fica muito mais fácil não voltar ao vício.

 

  • George

    Adorei, estou fazendo um programa para eliminar vicios ( Diversos) e a dica do aplicativo foi ótimo. Só um problema: Está tudo em ingles. mas mesmo assim parabens