Focus Writer – Para escrever sem distrações

Acho que já cansei de falar aqui que estou buscando cada vez mais uma vida monotarefa, então chegou a hora de apresentar uma das ferramentas que tem me ajudado nisso.

Focus Writer é um editor de tela que vem com praticamente dois recursos, mas que ajuda muito quem quer escrever.
escrever-sem-distração

Tela cheia

Esse é o padrão dele você abre o programa em tela cheia sem barras ou rodapé, apenas a página em branco na sua frente para digitar. Parece um recurso bobo, mas como computadores não são maquinas de escrever, se você usa o computador para outras coisas pode acabar recebendo avisos de email ou redes sociais que interrompem o processo criativo. Fora isso, o desktop é um mundo de interferências botões, cores e tudo que tire do seu cérebro o foco do texto.

Metas de Escrita

Um recurso muito interessante para quem gosta de traçar metas ou acompanhar seu desenvolvimento, um cronometro e contador de caracteres com meta.

Você define sua meta diária, por exemplo, 1000 palavras por dia ou 30 minutos, e ele vai contando sem te distrair, bateu o cansaço, a criatividade foi dar uma volta, ou a curiosidade mesmo, você passa o mouse no rodapé e uma barra aparece mostrando tempo, palavras, caracteres e a % do seu objetivo diário.

Eu não recomendo, mas é possível definir um alerta quando cumprir a meta de tempo. Se você não está treinando escrever cada vez mais rápido, o alerta pode tocar bem na hora que uma nova idéia estava surgindo.

Com apenas o texto na sua frente, sem janelas de msn, facebook ou páginas de internet o cérebro fica livre para pensar só no que interessa, o texto que está escrevendo.

O programa é multiplataforma, mas eu só testei no Linux onde ele já vem na loja de aplicativos do Ubuntu. Mas não parece ter segredos para as demais plataformas. Se você desejar pode chamar a barra do topo para formatar o texto, eu particularmente prefiro usar apenas para desenvolver o texto, para ajustes finais, correção e formatação jogo no bom e velho Word.

Download para windows, clique aqui.