Computador do tamanho de uma bolacha

Esse vídeo é fantástico, o cara foi no TED apresentar uma nova ferramenta de interação com a informação.

O Siftables tem o tamanho e forma de uma bolacha passatempo, e o poder de um computador, aparentemente rodando diversos softwares diferentes e que podem agradar e educar diversos tipos de pessoas.

Logo de cara ele já destaca o grande diferencial, é que eles são FISICOS, você pode PEGAR a informação, manipular e tudo com as mãos e não uma tela imóvel que aceita toques dos dedos.

Ele mostra diversas aplicações uma espécie de paint onde juntando duas bolachinhas você pode misturar cores, igual a minha geração fazia com tinta guache.

Tem também jogos educativos como uma espécie de palavras cruzadas e contas matemáticas mudando a posição dos números e os operadores.

Uma das coisas que sempre me preocupei com crianças na frente do computador é que ele destrói um pouco da capacidade criativa das pessoas, uso é bom, seria muita hipocrisia eu condenar os computadores que são parte fundamental da minha vida, mas não é algo para se largar uma criança na frente e esquecer.

Mas essas bolachinhas, e continuarei chamando assim, elevam a interação com o virtual ao um novo plano, onde a criança desenvolve o raciocínio e a criatividade até mesmo bolando seus próprios desenhos animados.

Simples, novamente uma grande invenção e baseada em princípios de simplicidade, ele diz algo fundamental, não precisa de instruções, tudo o que você tem a dizer é “Forme palavras”.

Gênio!

 

 

[Infelizmente as legendas não estão mais funconando(08/2015) clique aqui para ver uma transcrição em português]