Como passar confiança com o seu site

No meu ultimo artigo, “Quem tem medo do .com?“, falei sobre o efeito que um domínio “.com.br” causa e como ele passa confiança aos visitantes. Agora, pretendo me aprofundar um pouco mais nisso.

Espero ter conseguido passar a ideia de que a confiança que o CNPJ dava aos domínios “.com.br” já não existe mais. Mas, mesmo pensando que esse fator ainda existe, vou colocar elementos que tornam a maioria dos sites mais confiável.

Nunca utilize domínios gratuitos

O primeiro, e mais básico, é jamais considerar os domínios gratuitos. Mesmo em buscas no Google a maioria das pessoas costuma evitar esses tipos de domínios.

Outro fator importante é a falta de profissionalismo, se a empresa não pode pagar R$30,00 ao ano para o nome do site, que tipo de serviço ou produtos ela pode me oferecer?

Isso, claro, não é necessariamente verdade, mas lembre-se que o importante aqui é passar confiança a pessoas que nunca visitaram a sua loja ou compraram qualquer serviço seu.

Exemplos a se evitar:

  • suaempresa.kit.net
  • suaempresa.hpg.com.br
  • suaempresa.cjb.net

Prove que sua empresa existe

Mostre de maneira clara que sua empresa existe, utilizando o que estiver disponível.

  • CNPJ
  • Registro de profissões regulamentadas (CRECI, CRC, CRA e outros)
  • Telefones
  • Endereço
  • E-mail (responda no menor tempo possível e nunca leve mais de 1 dia)

Visual do site também conta

Muitas pessoas acreditam que o design do site é juntar um monte de ideias, quadrados e fotos, para então criar um desenho no Photoshop.

Um design de verdade envolve muito trabalho, conhecimento de cores e posicionamento de elementos. Cada um desses pontos muito bem estudados define um visual profissional e focado no tipo de cliente com que você vai trabalhar.

Pode não parecer claro em um primeiro momento, mas a maioria das pessoas consegue, de forma inconsciente, atribuir confiança a um design bem planejado e a eliminar “amontoado de ideias”.

Conteúdo é o rei, sempre

A parte mais importante da confiança entre Empreendedor e Cliente na internet é o que a sua empresa pode oferecer.

Textos bem feitos que expliquem as características do produto ou serviço são fundamentais.

É necessário um breve texto com a história da empresa, breve mesmo, nada de 5 páginas contando os últimos 30 anos da empresa.Textos claros, com bom português, mostram a seriedade da sua empresa.

Clientes

Sempre que possível, coloque dados de clientes que utilizam seus serviços, afinal referência é um ótimo caminho para a confiança.

Para clientes pessoa física, uma alternativa é utilizar de depoimentos. Não edite, deixe que a opinião de seus clientes passe a confiança.

Então o que colocar no site?

Uma coisa é importante: nenhum desses itens é tão importante quanto todos eles juntos. Confiança é algo difícil de conquistar, mas muito fácil de perder.

Trabalhar a confiança demanda tempo, técnica e bons serviços. Todos esses fatores devem andar juntos, para se alcançar e manter os resultados.

  • http://www.folhasviajantes.com.br Sonia Costa

    Olá Ailton,
    Importantes dicas para fidelizarmos nossos internautas. Penso que o mais importante é ter conteúdo criativo. Ser conhecido e aceito na blogosfera, creio que somente com o tempo e a perseverança conseguiremos alcançar nossos objetivos.
    Outro fator a considerar, é que devemos nos conscientizar que precisamos determinar qual público queremos alcançar. Dessa forma poderemos ser mais objetivos e conseguiremos cativar as pessoas certas para acessarem nossos Blogs.
    Essas mesmas pessoas serão nossos divulgadores.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    • Wilson Santos

      Sem dúvida Sonia, todas as dicas ajudam a passar credibilidade, mas sem o conteúdo diferenciado e sem saber qual é o publico o site não irá evoluir.

      Obrigado pela visita, e por acrescentar ao tópico.

  • Pingback: Tweets that mention Como passar confiança com o seu sitePHX | PHX -- Topsy.com()

  • Pingback: Faça seu site sozinho, sem complicaçãoPHX | PHX()

  • Pingback: Como passar confiança com o seu site - PHX criação de sites()