Como funciona o registro de domínio?

 

O primeiro passo para colocar sua empresa na internet é adquirir um domínio para ela, mas esse elemento tão essencial para um site ainda pode ser um mistério para algumas empresas que pretendem entrar no mundo digital.

O que é um domínio?

Domínio do seu site é o endereço por onde as pessoas vão chegar até o seu site. Um domínio deve ser inteligente para aparecer bem nos resultados de busca, bom para promover a sua marca e fácil para ser lembrado pelos seus clientes.

Quem pode registrar?

Qualquer pessoa que possua CPF ou empresa que possua CNPJ, lembrando que você não deve ter pendências com a Receita Federal, já que se a situação do documento não for regular você não pode adquirir nenhum domínio. Antes de enviar o boleto, seus dados serão checados.

Para domínios internacionais (.com, .net, outros), seus documentos não serão checados.

Quais os tipos de domínios?

Existem muitos tipos de domínio, sendo os mais comuns “.com.br” no Brasil e “.com” e “.net” internacionalmente.

A lista de possíveis domínios no Brasil pode ser encontrada aqui nessa lista, que faz parte do site oficial.

http://registro.br/dominio/dpn.html

Qual o melhor domínio?

Eu já contei algumas dicas nesse outro artigo, com algumas técnicas para montar o melhor endereço para o seu site.

Quanto devo pagar?

Na data de publicação desse artigo, o valor está em R$30,00/ano. Você pode pagar por vários anos ou apenas ir renovando todo ano.

Quem faz esse registro? Eu posso?

Como basta ter os dados pessoais, um CPF ou CNPJ válido e preencher um cadastro, o próprio empresário pode registrar seu domínio.

Geralmente o desenvolvedor do seu site faz esse serviço e não tem nenhum problema nisso, basta ficar atento apenas a dois detalhes:

Quanto ele vai cobrar para registrar, verificar se este valor não está muito acima do valor oficial do serviço. Pessoalmente, eu acho que esse serviço deve ser feito sem custo adicional sobre o valor oficial, desde que o desenvolvedor já esteja cuidando de um projeto para o site.

Preste atenção e exija que o domínio seja registrado no seu nome ou de sua empresa, para não ficar preso ao desenvolvedor. Se possível, coloque uma cláusula no contrato de desenvolvimento com essa exigência.

Onde devo registrar?

O órgão oficial que cuida dos registros no Brasil é o www.registro.br.

Algumas outras empresas realizam esse trabalho com desconto ou por um pouco a mais em troca de serviços extras, mas não se esqueça de verificar a credibilidade dessas empresas e, na dúvida, utilize o site oficial.

O nome da minha empresa já está registrado, onde reclamo?

A regra básica para o registro de domínios é “quem chegar primeiro leva”, portanto, se o nome que deseja já estiver em uso, você precisará usar a criatividade para encontrar outro nome para utilizar como endereço do seu site.

Registrei. Como posso criar contas de e-mail?

O registro do domínio apenas lhe concede o direito de usar aquele nome. Para que o domínio chegue ao seu site ou para criar contas de e-mail é necessário o trabalho de uma pessoa com conhecimentos técnicos.

Algumas das empresas que citei no tópico anterior que oferecem serviços extras incluem conta de e-mail e serviço básico de site ou blog. Esses serviços básicos devem ser usados apenas temporariamente, para não afetar a credibilidade da sua empresa na internet, conforme explico nesse outro artigo: Como passar confiança com o seu site.

E se eu não pagar?

Caso deixe de pagar a anuidade, seu endereço será suspenso tornando o site inacessível. Se mesmo assim a anuidade não for paga, em alguns dias o endereço do site vai para uma espécie de leilão onde será disputado por outros interessados, então, não perca o prazo!

É mais simples do que parece!

Apesar de muitas informações para prestar atenção e do processo de elaboração do melhor endereço, o registro de domínio é bem simples e pode ser feito por qualquer um, mas o acompanhamento de um profissional com experiência é sempre bem-vindo para facilitar as escolhas.