ATI Radeon HD4670 no Ubuntu

Radeon-HD4670-como-funcionar-ubuntuHá muito tempo eu tinha problema com a minha placa de vídeo no Ubuntu, a Radeon HD4670 é uma placa que eu comprei já faz uns anos, mas continua sendo uma boa placa no Windows rodo GTA iV, RE5 e outros joguinhos pesados com boa qualidade, mas no Linux eu não conseguia rodar nem os efeitinhos do Compiz.

Utilizando os drivers proprietários da ATI no Ubuntu pelo “drivers adicionais”, alem de não rodar nada com gráficos 3D como o Compiz, ainda dava vários lags em vídeos principalmente os de 720p e 1080p.

A solução foi desativar os drivers proprietários e deixar o driver padrão que vem no Ubuntu, não roda gráficos 3D, mas pelo menos não atrapalha os vídeos.

Para isso só acessar o menu “configurações do sistema”, aquele painel de controles meia boca do Ubuntu, e procurar o drivers adicionais. Depois de uma leitura ele vai identificar a placa, basta escolher ela e clicar na opção desativar.

Bizarramente aqui tenho duas opções de drivers da ATI, mas que são igualmente ruins, sem nada fica melhor.

A novidade é que ontem finalmente consegui gráficos decentes, alguns pequenos glitches antes da tela de login, e de vez em quando em algumas fontes das janelas, mas roda 3D :D.

A mágica fica por conta desse repositório:

https://launchpad.net/~xorg-edgers/+archive/ppa

Antes de continuar devo deixar claro que sou iniciante em linux, na verdade eu não tenho muito interesse de virar o sistema de cabeça pra baixo, gosto de usá-lo e caço apenas as coisas necessárias pra deixar ele rodando bem. Então nem sei se o que estou fazendo é o melhor caminho, é apenas o que funcionou depois de muita pesquisa.

Os passos pra instalar as atualizações para fazer a HD4670 rodar são os seguintes(USE POR SUA CONTA E RISCO):

No terminal:

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa

Quando aparecer a mensagem confirme com enter e rode o próximo comando:

sudo apt-get update

Se a janela de novas atualizações não aparecer, vá no menu e encontre o gerenciador de atualizações e verifique as atualizações, tudo que ele achar você manda atualizar.

Aqui como uso maquinas virtuais do VirtualBox e do VMWare, ele também instalou atualizações para eles, o importante é que agora posso brincar com os efeitos do Compiz, e consigo inclusive rodar o Mac OSX Lion no VMWare que não rodava antes.